quarta-feira, 4 de maio de 2016

Cruz desiste e Trump deve disputar a Presidência

O bilionário Donald Trump venceu ontem por ampla margem as prévias do Partido Republicano em Indiana. Ele tornou-se o virtual candidato do partido à Presidência dos EUA nas eleições de novembro, com a desistência do principal rival na corrida - o senador Ted Cruz (Texas).
"Vamos fazer a América grande de novo", discursou Trump, enquanto a mídia americana falava de um nocaute em Cruz e John Kasich, terceiro colocado na disputa.
Depois, centrou fogo na a democrata Hillary Clinton, sua provavelmente concorrerá pela Casa Branca. "Nós vamos atrás de Hillary Clinton. Ela não será presidente, ela não seria uma boa presidente."
Até o fechamento desta edição, não havia dados finais da apuração e nem da distribuição dos 57 delegados em disputa no Estado. Mas, pelas projeções da rede de TV CNN, Trump provavelmente ficaria com todos os delegados.
Isso o deixa bem mais perto de obter os 1.237 delegados necessários para garantir a candidatura presidencial republicana.
Pelas projeções, Trump conseguiu ontem mais de 50% dos votos, percentual similar ao que ele obteve nas últimas prévias. Isso num Estado considerado conservador, onde o senador Ted Cruz supostamente deveria ter ido melhor.
"Desde o começo, eu disse que continuaria [com a campanha] desde que houvesse um caminho viável para a vitória", disse Cruz a seus apoiadores em Indianapolis. "Nesta noite, lamento dizer, parece que esse caminho foi fechado."
Com a desistência de Cruz, Trump fica muito perto da candidatura presidencial, apesar da intensa oposição a ele dentro do Partido Republicano. Nos últimos dias, Trump já vinha dizendo que, para ele, a disputa havia acabado.
A vitória do empresário ontem expôs ainda a ineficácia da campanha para barrá-lo, promovida por dirigentes do Partido Republicano e por grupos políticos financiados por doadores do partido, que gastaram maciçamente em propaganda anti-Trump em Indiana.
As prévias do Partido Democrata no Estado não tinham um vencedor até o fechamento desta edição. Projeções indicavam, porém, uma vitória apertada do senador Bernie Sanders sobre Hillary Clinton. Mas essa prévia pouco deve alterar o favoritismo da ex-secretária de Estado, que já tem a candidatura praticamente assegurada.

Leia mais em: http://www.valor.com.br/internacional/4548631/cruz-desiste-e-trump-deve-disputar-presidencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário