quinta-feira, 19 de maio de 2016

BCE: É essencial não deixar espaço para dúvida sobre reanimar inflação

A ata da mais recente reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), realizada em abril, revela que o conselho da instituição não deseja deixar dúvida quanto ao compromisso de que conseguirá reavivar a inflação na zona do euro, bloco integrado por 19 países.
A ata da reunião também mostrou que há um entendimento abrangente, entre os integrantes do conselho, de que a política monetária do BCE está funcionando e de que há razão para um otimismo moderado quanto à perspectiva econômica.
Na reunião de abril, o BCE decidiu manter as linhas da política monetária, mas o presidente da instituição, Mario Draghi, deixou a porta aberta para novos cortes nas taxas de juros, após as iniciativas adotadas em março.
A ata do último encontro de política monetária revela que o BCE também se mostra inclinado a reafirmar, coletivamente, a sua independência frente a pressões políticas que têm sofrido – uma referência indireta a autoridades de finanças da Alemanha, que têm criticado o efeito da adoção de taxas de juros negativas sobre os que poupam.
"Houve amplo entendimento de que há necessidade de se contrapor à percepção de que a política monetária não pode contribuir por mais tempo para o retorno da inflação” à meta, diz a ata do BCE.
"Houve o entendimento de que é muito importante reiterar o compromisso do conselho do BCE em trazer a inflação de volta à meta, sem atraso indevido, mantendo a referência futura como algo essencial à ancoragem das expectativas e ao suporte de uma transmissão efetiva da política monetária”, informa a ata.
Segundo o documento, tal aspecto é “ainda mais importante” tendo em vista que a inflação permanece há três anos abaixo da meta. “Foi então salientado que é necessário não deixar espaço para dúvida quanto ao compromisso do conselho de assegurar o retorno da taxa de inflação para sua meta de médio prazo, sem atrasos indevidos”.

Leia mais em: http://www.valor.com.br/financas/4570323/bce-e-essencial-nao-deixar-espaco-para-duvida-sobre-reanimar-inflacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário