segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Oposição tem vitória arrasadora na Venezuela

A oposição venezuelana conquistou uma vitória expressiva nas eleições parlamentares da Venezuela. Resultados preliminares apontam que a coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) conquistou mais de dois terços das 167 cadeiras da Assembleia Nacional (AN).

Ao divulgar o primeiro boletim por volta da 0h30 (3h de Brasília), a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibsay Lucena, afirmou que, com 74,25% dos votos, a MUD já havia garantido 99 cadeiras de maneira "irreversível", contra 46 do PSUV do presidente Nicolás Maduro.

Restavam ainda 19 cadeiras a terem seus votos finalizados. Opositores vinham postando em suas contas no Twitter que conquistaram 113 deputados ao final da contagem.

Visivelmente abatido, Maduro foi à TV em cadeia nacional logo após a divulgação dos resultados. Disse que aceitaria os resultados e voltou a acusar a oposição de promover uma "guerra econômica" contra o seu governo.

"Reconhecemos e aceitamos esses resultados adversos e dizemos que a Constituição foi cumprida na Venezuela", disse Maduro. "Chamo nosso povo a reconhecer em paz esse resultado."

Segundo Maduro, foi graças à Constituição elaborada pelo ex-presidente Hugo Chávez que a oposição conseguiu eleger uma maioria para a AN. "Administrem muito bem esse triunfo e cessem a guerra econômica contra a economia e contra o nosso povo", afirmou.

Para ele, os "danos humanos e políticos dessa guerra econômica que criou essa oposição" explicam a derrota de seu partido na eleição de domingo.

"Eu me sinto tranquilo com a minha consciência e com a minha alma. Porque fiz tudo o que poderia ter feito para proteger o nosso povo e fomos leais ao nosso comandante Hugo Chávez", afirmou.

Leia mais em: http://www.valor.com.br/internacional/4344478/oposicao-tem-vitoria-arrasadora-na-venezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário