quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Um queijo no caminho do acordo Europa-EUA

Representantes dos Estados Unidos e da União Europeia que se encontram nesta semana para negociar um acordo comercial estão próximos de um pacto para eliminar tarifas em pelo menos 97% dos produtos comercializados entre os dois lados, impulsionando aquele que pode ser o acordo comercial mais ambicioso em mais de 20 anos.
Uma série de disputas ainda impedirá um acordo completo, incluindo uma improvável pedra no caminho: um queijo branco salgado chamado feta, produzido por séculos nas montanhas gregas, na ilha de Lesbos. Esse queijo é uma das dezenas de alimentos e bebidas regionais cujos nomes a UE insiste em conservar, diante de forte resistência do setor de alimentos dos EUA. Empresas americanas fazem produtos que usam muitos desses nomes europeus. O feta Athenos, marca americana da Kraft Foods, não é feito do leite de ovelhas e cabras que pastam na grama das montanhas gregas, mas com leite de vacas do Wisconsin.
Os economistas dizem que o acordo comercial impulsionaria uma série de indústrias, de montadoras a empresas químicas. Defensores do pacto o chamam de "OTAN econômica", uma alusão à aliança militar, que consolidaria os laços entre os EUA e a Europa em um momento de ameaças geopolíticas da Rússia e desafios econômicos da China.

Leia mais em: www.valor.com.br/agro/4279276/um-queijo-no-caminho-do-acordo-europa-eua

Nenhum comentário:

Postar um comentário