quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Aneel aprova edital para relicitação de 29 hidrelétricas

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira o edital do leilão que oferecerá ao mercado 29 usinas com contratos de concessão vencidos, marcado para 6 de novembro. As principais hidrelétricas do certame são operadas pelas empresas estaduais de energia Cemig, Copel e Cesp, que não aderiram ao plano de renovação antecipada das concessões anunciado em 2012 pela Media Provisória 579.
Ao aprovar o edital, a diretoria da Aneel reconheceu que a realização do leilão está condicionada à aprovação das regras pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU). O diretor-geral da agência, Romeu Rufino, afirmou que a licitação foi agendada com base na indicação favorável feita pela área técnica da corte de contas.
No posicionamento prévio do tribunal, a área técnica exigiu que fossem feitos pequenos ajustes no edital. Uma das mudanças está relacionada à composição dos lotes formados por grupos de usinas. Isso deverá aumentar a atratividade do leilão, na visão do tribunal.
O governo exigiu que as vencedoras do certamente desembolsassem o total de R$ 17 bilhões como bonificação pela outorga. A maior parte (65%) desse valor deverá ser paga à vista, no ato de assinatura dos contratos. O restante (35%) deverá entrar no caixa do governo federal em até 180 dias.

Leia mais em: http://www.valor.com.br/brasil/4260692/aneel-aprova-edital-para-relicitacao-de-29-hidreletricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário