De acordo com o gerente de Energia da
Imagem, Augusto Carvalho, a obrigatoriedade de prestação de informações
sobre a rede por meio de mapas já existe por meio da Base de Dados
Geográfica das Distribuidoras (BDGD); o módulo 10, segundo ele, reforça a
importância dessas informações geográficas que as concessionárias têm o
dever de apresentar.
Ele explicou que o modulo 10 trouxe
três grandes alterações que mudaram qualitativamente precisão e a
qualidade da informação do BDGD. Agora estão agrupados dados sobre a
natureza administrativa das distribuidoras, estrutura física e ainda os
indicadores de perdas regulatórias e dados de tráfego de energia na
rede. Em sua opinião, é uma ferramenta útil para questões de governança
das empresas, ainda mais em momento no qual a agência reguladora promete
ser mais rigorosa com os indicadores das distribuidoras.
Carvalho explicou que o Módulo 10 traz
uma característica importante dentro do processo de revisão tarifária
das empresas. A Aneel considera apenas os ativos devidamente comprovados
na base de ativos de uma determinada empresa. O módulo em questão
consegue de forma horizontal fazer a conciliação desse ativos, uma
atividade de elevado valor dentro de uma empresa, pois é esta que ação
que ajuda no correto estabelecimento da base de remuneração.
A empresa, revelou Carvalho, prepara
um módulo que atua na gestão regulatória para má gestão estratégica de
ativos que traz uma análise e indicações de onde investir com mais
retorno econômico com base nas informações da empresa. A meta, ressaltou
o executivo da empresa de tecnologia é a de gerar valor para a
concessionária. E, “por meio do Módulo 10, há uma importante fonte de
dados para o planejamento da distribuidora”, acrescentou. E para 2017
outra ferramenta que utiliza os indicadores de qualidade das
distribuidoras.
“Não temos trabalhado sozinhos nessa
solução. Há uma parceria com concessionárias no seu desenvolvimento. No
futuro poderá gerar informações importantes para a otimização da
operação das empresas”, comentou o executivo. Atualmente, a Imagem atua
em 16 concessionárias de distribuição em todas as regiões do país que
somam cerca de 32 milhões de medidores.
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