quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bernie Sanders declara apoio a Hillary Clinton nos EUA

O senador americano Bernie Sanders (Vermont) reconheceu, nessa terça-feira, a vitória da ex-secretária de Estado Hillary Clinton nas prévias do Partido Democrata para a Presidência da República e declarou que vai apoiar a candidatura dela. “Estou apoiando Hillary Clinton”, disse Sanders ao lado de Hillary. “Ela é a melhor candidata que nós temos”, completou.
As prévias terminaram em junho, mas Sanders estava relutando em manifestar o seu apoio, pois queria emplacar algumas de suas propostas de campanha na plataforma do partido para as eleições. O senador passou os últimos dias em intensas negociações com integrantes do Partido Democrata e do staff de Hillary.
Com a aceitação de algumas propostas de Sanders, ele concordou, finalmente, em apoiá-la formalmente. Entre elas está o aumento do salário mínimo federal no país, a expansão dos programas de assistência à saúde, os projetos para criação de empregos e para a realização de obras de infraestrutura. Sanders e Hillary também concordaram com propostas para a defesa dos direitos dos trabalhadores, de homossexuais, de negros, de igualdade de direitos no trabalho a mulheres e com políticas para a redução do porte de armas no país.
“Nós reconhecemos que há muito por fazer no país. Há muita pobreza nesse país”, declarou Sanders num discurso ao lado de Hillary. O senador também apontou para os riscos do empresário Donald Trump, que venceu as prévias do Partido Republicano. “Se Donald Trump for eleito, não teremos o aumento do salário mínimo, que está nos US$ 7,25 de fome”, disse.
Para Trump, que venceu as prévias do Partido Republicano à Presidência da República, Sanders se vendeu para Hillary. “Estou surpreso que Bernie Sanders não tenha sido verdadeiro com ele mesmo e com os seus apoiadores. Eles não estão contentes que ele tenha se vendido”, afirmou Trump por meio de sua conta no twitter.
O empresário reclamou publicamente do apoio de Sanders a Hillary, pois, nos últimos dias, vinha dizendo que o senador estava certo ao criticá-la. Trump também via pontos em comum entre a sua campanha e a de Sanders, como a crítica aos tratados de livre comércio. Ambos acreditam que esses acordos estão tirando empregos da classe trabalhadora americana. Mas as plataformas de campanha de Trump e de Sanders são bastante diferentes, com o primeiro pendendo para a extrema direita e o segundo, para a esquerda.

Leia mais em: http://www.valor.com.br/internacional/4631907/bernie-sanders-declara-apoio-hillary-clinton-nos-eua

Nenhum comentário:

Postar um comentário