quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Geração de energia produzida pelos ventos bate recorde

A geração de energia eólica registrou recorde no último domingo, quando o total gerado pelos ventos atendeu praticamente a todo consumo da Região Nordeste. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no domingo passado, o pico da geração de energia eólica ocorreu às 9h28min, com uma produção de 8.247 megawatts (MW), com um fator de capacidade de 82%. Segundo o ONS, o volume produzido representou cerca de 98% de toda a carga consumida no Nordeste naquele momento.

O recorde de geração eólica anterior havia acontecido no dia 14 de julho último, quando foram gerados 7.775 MW. Na última segunda-feira, foram gerados um total de 7.999 MW de energia eólica, representando 13,08% da geração total, que foi de 61.272 MW gerados.

A Engie Energia, controlada pelo grupo francês Engie, recebeu autorização para iniciar a operação comercial de dois parques eólicos na Bahia, que somam um total de cerca de 60 megawatts em capacidade instalada, segundo despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. A autorização é para os parques Campo Largo III e Campo Largo IV, ambos no município baiano de Santo Sé, de acordo com a publicação da agência reguladora.

Ambos os empreendimentos tiveram a produção vendida pela Engie a distribuidoras de energia em um leilão "A-5" realizado pelo governo federal em 2014. Como os contratos de suprimento do certame têm início em janeiro de 2019, a antecipação deverá permitir à Engie uma geração de caixa adicional com a venda de energia no mercado livre de eletricidade.

A Aneel também autorizou o início da operação comercial da usina solar fotovoltaica Verde Vale III, em Guanambi, na Bahia, com 14,3 megawatts em capacidade. O empreendimento pertence à Edena Energia e foi viabilizado em um leilão de energia realizado pelo governo brasileiro em 2015.

Leia mais em: https://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/geracao-de-energia-produzida-pelos-ventos-bate-recorde-23001016

Nenhum comentário:

Postar um comentário