terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Dispositivo criado no MIT produz energia a partir das mudanças diárias de temperatura

Um time de cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu uma forma de usar o ar para produzir energia. E não estamos falando de turbinas eólicas. Eles criaram um ressonador térmico, capaz de aproveitar as mudanças de temperatura no ar ao longo do dia para gerar eletricidade.

Segundo a instituição, a vantagem do novo dispositivo é que não há necessidade de luz solar para seu funcionamento. Mesmo sob a sombra, é possível usar a variação de temperatura para que a energia seja produzida.

O princípio da termoelérica na produção de energia consiste em uma diferenciação de temperatura em ambos os lados de um objeto e na circulação do calor da parte mais quente para a mais fria. Carregadores de bateria já fazem isso. O ressonador térmico do MIT também, mas usando elementos naturais do ambiente, em vez de ter que ligar o aparelho na tomada.

"Nós basicamente inventamos este conceito", disse Michael Strano, professor de engenharia química do MIT e um dos autores do estudo publicado na Nature Communications. "Este ressonador térmico é algo que podemos colocar sobre nossas mesas para gerar energia a partir de uma fonte que parece inexistente. Nós estamos cercados por flutuações de temperatura o tempo todo. Esta é uma fonte inexplorada de energia."

Além de Strano, a pesquisa envolveu outros oito membros do MIT. O líder da pesquisa, o graduando Anton Cottrill, explica que há um material de fase mutável que armazena calor dentro do ressonador. O grafeno, diz ele, acelera a condução do calor - este elemento já é conhecido por sua característica de alta condutibilidade elétrica.

Um exemplar de testes do ressonador térmico, em uma variação de 10° C entre uma noite e um dia, foi capaz de produzir 350 milivolts de potencial e 1,3 miliwatts de eletricidade, o suficiente para sustentar pequenos sensores de ambiente ou sistemas de comunicação.

Leia mais em: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/02/dispositivo-criado-no-mit-produz-energia-partir-das-mudancas-diarias-de-temperatura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário