segunda-feira, 11 de setembro de 2017

China ultrapassa meta solar e chega a 112GW de capacidade instalada

A China ultrapassou com folga suas metas para a energia solarfotovoltaica. Números divulgados pela AECEA, empresa de consultoria energética, revelam que a super-potência asiática alcançou, em julho, 112GW de capacidade instalada, bem acima do objetivo, traçado para 2020, de 105GW.
Só em 2017, a capacidade instalada de energia solar chinesa aumentou 24,4GW, consolidando o seu título de líder mundial e deixando cada vez mais para trás o continente europeu. A nova capacidade instalada este ano poderá ainda alcançar os 45GW. Como termo de comparação, a capacidade instalada total da Alemanha em 2016 era de 41,1GW.
Apesar do notável crescimento, o setor solar chinês não está isento de desafios. Por enquanto, a capacidade de produção da energia solar só permite satisfazer 1 % das necessidades totais de energia, permanecendo o carvão como a principal fonte de produção energética.
No continente europeu, aumenta a pressão feita por vários grupos ligados às questões renováveis, que pedem mais empenho e comprometimento para ações que efetivamente concretizem os diferentes projetos para geração limpa de energia já anunciados.
A SolarPower Europe, associação que reúne várias organizações ligadas à energia solar fotovoltaica na Europa, lançou um desafio à União Europeia (UE): passar da atual meta de 27% para as fontes de energia renovável, até 2030, para os 35%.
O mais recente relatório Global Market Outlook, da mesma associação europeia, concluiu que só uma meta de 35% poderá manter o ímpeto da indústria das renováveis. O mesmo documento estima que, atualmente, a própria meta dos 27% pode estar em risco. , dá conta o portal de notíciaseuropeu.

Leia mais em: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2017/09/china-ultrapassa-meta-solar-e-chega-112gw-de-capacidade-instalada/32477

Nenhum comentário:

Postar um comentário