quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Energia limpa contratada por empresas atinge recorde de 19,5 GW em 2019


O volume de energia limpa adquirido em contratos de longo prazo (PPAs, na sigla em inglês) por empresas foi recorde em 2019, de 19,5 gigawatts (GW), de acordo com levantamento divulgado há pouco pela BloombergNEF (BNEF). Segundo o estudo, o montante é mais de 40% superior ao apurado no ano anterior, que também havia sido recorde.

De acordo com a consultoria, a assinatura desses contratos no ano passado envolve investimentos estimados entre US$ 20 bilhões e US$ 30 bilhões na construção de projetos de geração de energia limpa.

De acordo com a BNEF, a maioria dos contratos do tipo foi firmada nos Estados Unidos.

Mais uma vez, companhias de tecnologia lideraram a aquisição de energia limpa em contratos de longo prazo. Segundo a BNEF, a Google assinou contratos para comprar 2,7 GW de energia limpa globalmente em 2019. Em segundo lugar está o Facebook (1,1 GW), seguido por Amazon (0,9 GW) e Microsoft (0,8 GW).

A consultoria também identificou um crescimento de contratação de energia limpa por empresas do setor de óleo e gás. As empresas Occidental Petroleum, Chevron e Energy Transfer Partners assinaram contratos para aquisição de energia solar em 2019. Outro destaque foi a ExxonMobil, que assinou dois contratos para aquisição de energia limpa em um total de 575 megawatts (MW) no fim de 2018.

Leia mais em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/01/28/energia-limpa-contratada-por-empresas-atinge-recorde-de-195-gw-em-2019.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário