terça-feira, 26 de março de 2019

Carga no SIN sobe 5,1% em fevereiro, afirma ONS

A carga nacional de energia elétrica em fevereiro chegou a 71.943 MW, variação positiva de 5,1% em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado dos últimos 12 meses, a energia no SIN registrou avanço de 2,6% em relação ao mesmo período anterior. Para o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o crescimento tem como principal fator o maior número de dias úteis em relação ao mesmo período do ano anterior, quando havia ocorrido o feriado de Carnaval. Além disso, as temperaturas observadas no mês foram ligeiramente superiores às observadas no ano anterior.

Para o ONS, além dos fatores fortuitos, a produção para normalização dos estoques da indústria é outro ponto que pode ter contribuído para o resultado da carga. Segundo divulgação da Fundação Getúlio Vargas, o indicador que mede o nível dos estoques empresariais subiu 4,7 pontos, passando de 96,8 para 101,5 pontos, exercendo a maior influência para o avanço do ISA – Índice da Situação Atual em fevereiro.

Desempenho por subsistema

De acordo com o relatório do Operador, a carga do submercado Sudeste/Centro-Oeste alcançou 42.045 MW médios em fevereiro, alta de 5,3% na comparação anual. No acumulado de 12 meses, avançou 3,1%. Com cerca de 60% da demanda por energia da indústria do país, a carga do subsistema tem sido fortemente impactada pela perda de fôlego da Indústria, ao longo dos últimos trimestres de 2018.

No Sul o maior número de dia úteis e a elevação nas temperaturas contribuíram para o crescimento de 3,4% no registro do consumo em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice ficou em 3,2% positivos. Já no Nordeste a alta foi de 7,6% na comparação anual e de 3% no acumulado em relação ao mesmo período anterior.

No subsistema Norte a variação positiva foi de 2,3% em relação ao valor do mesmo mês do ano passado. Por sua vez, no acumulado dos últimos 12 meses foi registrado recuo de 2,6% em relação ao mesmo período anterior. Vale destacar que a manutenção da carga reduzida de um Consumidor Livre da Rede Básica desde meados de abril de 2018 tem impactado negativamente as taxas de crescimento da carga do submercado.


Leia mais em: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53094088/carga-no-sin-sobe-51-em-fevereiro-afirma-ons

Nenhum comentário:

Postar um comentário