quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Consulta pública discute nova regra para leilões de energia de reserva

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma consulta pública para estabelecer novas regras para leilões de energia de reserva. O certame está previsto para o primeiro semestre de 2019 e deve envolver contratação de usinas termelétricas a gás natural, em ciclo aberto.

As usinas são totalmente flexíveis e devem atender o despacho centralizado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A consulta diz que o leilão deve atender as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O prazo para contribuições da consulta vai até 7 de novembro.

A proposta em discussão visa contratar projetos de energia a gás natural com prazo de suprimento de 15 anos, com início a partir de janeiro de 2023 para o submercado Sudeste/Centro-Oeste e janeiro de 2024 para Sul e Nordeste, de acordo com as necessidades indicadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Pela portaria, a energia de reserva deve passar a ser chamada por um novo conceito, de "potência associada à energia de reserva". De acordo com uma nota elaborada pelas áreas técnicas do MME, um estudo da EPE prevê necessidade de contratação de potência, mas o arcabouço infralegal vigente não prevê essa modalidade.

"Dessa forma, faz-se necessário o estabelecimento de diretrizes adequadas para que seja possível o atendimento ao requisito de potência, por meio da contratação de energia proveniente de fontes despacháveis e flexíveis, conforme indicado pela EPE."

Leia mais em:
https://www.valor.com.br/empresas/5943929/consulta-
publica-discute-nova-regra-para-leiloes-de-energia-de-reserva

Nenhum comentário:

Postar um comentário