quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Sistemas de armazenamento de energia contribuem para maior uso de fontes renováveis

A demanda por energia vem crescendo cada dia mais. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2026 esse aumento deve ser de 3,7% ao ano. Considerando a vasta quantidade de recursos naturais disponíveis no País, as fontes renováveis ganham destaque como alternativas que podem contribuir de maneira sustentável para o abastecimento das cidades e indústrias.

No entanto, a geração de energia de plantas eólicas e solares para o sistema é incerta durante um determinado período. Em uma hidrelétrica com reservatório ou térmica tradicional, por exemplo, é possível planejar quando e o quanto de energia será gerada com uma antecedência de meses e até anos.

Já no caso das plantas solares ou eólicas, a incerteza da disponibilidade da fonte primária (vento ou sol) no curto prazo (dias, horas, ou até frações de hora) as caracteriza como fontes intermitentes ou não-despacháveis. Esta intermitência, quando muito acentuada, pode trazer alguns problemas na operação dos sistemas elétricos, caso não seja gerenciada adequadamente.

A boa notícia é que hoje já existem tecnologias capazes de lidar com esse cenário, permitindo segurança e flexibilidade maior na operação de sistemas elétricos.

Compostas por um conjunto de equipamentos físicos e também de soluções digitais, elas podem detectar falhas com rapidez, estimar a margem de segurança na qual o sistema está operando, evitar interrupção do serviço e também armazenar energia, característica importante para o uso de fontes renováveis e diferencial ainda mais relevante, quando pensamos em geração e transmissão de energias sustentáveis.

No caso dos sistemas de armazenamento, a ideia é trazer maior flexibilidade para a operação, uma vez que as baterias são capazes de absorver uma rápida rampa positiva ou negativa de geração de energia, permitindo também que o que foi gerado por uma planta renovável possa ser entregue ao sistema em um outro momento. Diante disso, o sistema contribui para a diminuição de desperdícios e evita o congestionamento das redes.

O uso das baterias, portanto, possibilita a utilização da energia gerada em momentos de maior demanda, e não somente quando o vento ou o sol estão disponíveis. É durante o período de maior consumo energético, por exemplo, que as baterias injetam a eletricidade gerada durante o dia e garantem a segurança e estabilidade na operação do sistema elétrico.

A utilização de soluções digitais, por outro lado, viabiliza todo o processo, uma vez que o sistema precisa ser preditivo, avaliando constantemente se o que foi previsto de carga e de demanda estão dentro do esperado. Do ponto de vista de operação, as soluções digitais permitem agregar rapidamente diversas informações em conjunto, simplificando o processo de tomada de decisão, e garantindo um entendimento mais adequado sobre os estados operativos em tempo real e futuros do sistema.

Veja também:   Semace recebe propostas para simplificação de processos de licenciamento no setor de renováveis no Ceará
“O futuro está nos sistemas híbridos, que ligam baterias às fontes de geração de energia, seja ela eólica, solar ou a gás”, explica Rodrigo Salim, Líder de Soluções Digitais, Armazenamento de Energia e Microrredes da Grid Solutions, divisão da GE Power. A companhia é a única no mundo que possui uma planta híbrida contendo baterias e turbinas à gás já em funcionamento.

O projeto começou a operar este ano na Califórnia e combina armazenamento com baterias e turbinas a gás, garantindo o funcionamento do sistema em tempo integral para o operador, e ajudando a reduzir custos no consumo de combustível e água para arrefecimento do sistema da turbina à gás

“Esse é um mercado que está crescendo e nós estamos de olho. Alguns países da América Latina como Brasil, México, Chile, entre outros países no Caribe, estão caminhando para serem mais sustentáveis. É com isso em vista que, desde o começo desse ano, a GE conta com um time dedicado para essa região focado nas mudanças de regulamentação e outras iniciativas que permitam maior flexibilidade para instalação na rede”, comenta Salim.

O Brasil já conta com projetos em avaliação voltados para esse mercado, que é o caso da P&D Estratégico 21/2016 da ANEEL. As propostas buscam o desenvolvimento de pilotos para avaliação e inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico nacional, de forma integrada e sustentável. “Esse é um passo que mostra que o governo brasileiro quer entender melhor e começar a utilizar tais tecnologias para o benefício do País”, finaliza o executivo.

Leia mais em: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2017/11/sistemas-de-armazenamento-de-energia-contribuem-para-maior-uso-de-fontes-renovaveis/32928

Nenhum comentário:

Postar um comentário