segunda-feira, 16 de outubro de 2017

General Motors investe em fábricas com energia renovável

A General Motors acaba de dar um importante passo rumo a sustentabilidade das suas unidades industriais. A partir do final de 2018, as várias fábricas dos estados do Ohio e de Indiana, nos EUA, onde são fabricados os modelos Chevrolet Cruze e Silverado, assim como as pick-up GMC Sierra serão alimentadas exclusivamente por aerogeradores que conseguirão recolher do vento cerca de 200 megawatts de energia.
A missão da GE é a de atingir a totalidade da alimentação energética a partir de fontes renováveis. A estratégia que começa a ganhar contornos consideráveis tem paralelo nos modelos de automóveis que a General Motors tem apresentado, possuindo alguns deles, como o Chevrolet Bolt, emissões nulas de gases de escape.

Os contratos estabelecidos para fornecimento de energia elétrica renovável foram feitos com a Altenex, empresa independente de consultoria energética.

Até aqui a utilização de energias renováveis pela GM representava uma poupança anual na ordem dos 5 milhões de dólares. Em 2014 a empresa investiu na aquisição de energia eólica gerada no Texas para alimentar a operação industrial no México.

A General Motors planeja gerar ou ser fonte a energia elétrica 100% vinda de energias renováveis – como a eólica, solar e de gás de aterro – até 2050 para suas 350 operações em 59 países.

A nova meta de energia renovável, juntamente com o desenvolvimento de veículos elétricos e uma manufatura mais eficiente, faz parte da estratégia global da empresa para fortalecer seus negócios, melhorar as comunidades e atender questões das mudanças climáticas.

Hoje, GM economiza US$ 5 milhões por ano apenas por já utilizar energias renováveis, um número que vai aumentar à medida que mais projetos começam e o fornecimento de energias renováveis aumenta. Além disso, a empresa prevê que os investimentos na instalação e produção de energias limpas irá diminuir, trazendo ainda mais retorno financeiro para a companhia.

Leia mais em: https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2017/10/general-motors-quer-fabricas-mais-sustentaveis-com-energia-renovavel/32774

Nenhum comentário:

Postar um comentário