segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Chinesa State Grid tem aval do Cade para entrar na CPFL

A chinesa State Grid obteve aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem restrições, para a compra por cerca de R$ 6 bilhões da fatia da Camargo Corrêa na maior elétrica privada do país, a CPFL Energia. A maior elétrica do mundo disse ao órgão de defesa da concorrência que o negócio "possivelmente" envolverá também a aquisição das parcelas de outros sócios da CPFL, o que poderia levar o valor total da transação a superar R$ 25 bilhões e tornar a State Grid a única acionista da companhia. A autorização do Cade constou de despacho do órgão publicado no Diário Oficial da União de ontem.
Risco
Na análise do processo, o Cade afirmou que os mercados de atuação da CPFL - geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia "estão sujeitos a intensa regulação por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reduzindo a probabilidade de um comportamento anticompetitivo" após a transação. Os dois outros controladores da CPFL, que são o fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, Previ, e a Bonaire, que representa diversos fundos, terão agora a opção de permanecer na companhia ou decidir pela venda conjunta de suas participações aos chineses pelo mesmo valor por ação ofertado à Camargo.
Se Previ e Bonaire saírem da companhia, será acionada a opção de "tag along", pela qual os acionistas minoritários terão a oportunidade de também vender suas participações na CPFL aos chineses pelo mesmo valor ofertado aos demais sócios. Procurada, Previ não retornou os pedidos de entrevistas. Já a Bonaire afirmou que irá oficializar na próxima terça-feira se vai ou não manter a sua participação de 15,1% na elétrica. Apesar do aval do Cade, a conclusão da operação para entrada da State Grid na CPFL depende ainda de aprovação da Aneel. 

Leia mais em: http://www.abradee.com.br/imprensa/noticias/3139-chinesa-state-grid-tem-aval-do-cade-para-entrar-na-cpfl-o-estado-de-s-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário